O Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI) anunciou a divulgação dos blocos temáticos para o Concurso Nacional Unificado, conhecido como “Enem dos Concursos”. A notícia destaca que cada bloco terá um edital específico.
O Concurso Nacional Unificado (CNU) disponibilizará um total de 6.640 vagas, distribuídas entre 21 órgãos federais. Seguindo o cronograma divulgado pelo Ministério da Gestão e Inovação em Serviços Públicos (MGI), as inscrições serão aceitas no período de 19 de janeiro a 9 de fevereiro. Os resultados estão programados para serem divulgados em 30 de julho, com a convocação dos servidores aprovados e o início dos cursos de formação previstos para 5 de agosto.
Um total de 220 cidades em todo o Brasil sediarão as provas do Concurso Nacional Unificado. Inicialmente planejado para ocorrer em 180 municípios, o governo ampliou esse número para assegurar que regiões metropolitanas possam realizar os exames em mais de uma cidade. Essa medida visa ampliar o acesso e a conveniência para os candidatos em diferentes localidades do país.
Além disso, o governo destaca a importância de abranger um espectro mais amplo de localidades, buscando facilitar a participação de candidatos de diversas regiões, incluindo áreas metropolitanas. A decisão de aumentar para 220 cidades visa promover a inclusão e garantir que o Concurso Nacional Unificado alcance uma representatividade geográfica abrangente, atendendo às necessidades dos postulantes em diferentes partes do território nacional. Essa iniciativa reflete o compromisso em proporcionar igualdade de oportunidades aos candidatos, independentemente de sua localização geográfica.
Confira a distribuição dinâmica das vagas por blocos:
- Administração e Finanças Públicas (727 vagas)
- Setores Econômicos, Infraestrutura e Regulação (597 vagas)
- Agricultura, Meio Ambiente e Desenvolvimento Agrário (530 vagas)
- Educação, Ciência, Tecnologia e Inovação (971 vagas)
- Políticas Sociais, Justiça e Saúde (1016 vagas)
- Trabalho e Previdência (359 vagas)
- Dados, Tecnologia e Informação (1748 vagas)
- Nível Intermediário (692 vagas)
Esta é a distribuição empolgante de oportunidades nos diversos blocos temáticos do Concurso Nacional Unificado, proporcionando uma ampla gama de vagas para diferentes áreas e níveis de qualificação.
Com base no exposto, as vagas do Concurso Nacional Unificado serão distribuídas nos órgãos da administração pública federal direta, autárquica e fundacional, com provas simultâneas em todos os estados e no Distrito Federal.
Confira o cronograma do certame:
- Divulgação do edital: 10 de janeiro;
- Início das inscrições: 19 de janeiro;
- Prazo máximo para inscrições: 9 de fevereiro;
- Divulgação dos dados finais de inscrições: 29 de fevereiro;
- Divulgação dos cartões de confirmação: 29 de abril;
- Aplicação das provas: 5 de maio;
- Divulgação dos resultados das provas objetivas e preliminares das provas discursivas e redação: 3 de junho;
- Divulgação final dos resultados: 30 de julho;
- Início da convocação para posse e cursos de formação: 5 de agosto.
Esse cronograma detalhado proporciona aos candidatos uma visão clara das datas-chave do processo, desde a divulgação do edital até o início das fases subsequentes.
Por: Ronibaster S Silva